terça-feira, 9 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher...História de 8 de março, e o que a industria da moda tem a ver com este dia?

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criado esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Mulher nos dias atuais
Mesmo com a participação masculina e o crescente avanço da tecnologia, o mercado da moda ainda é fortemente marcado pela presença da mulher, tanto na produção quanto no consumo. De acordo com a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o setor confeccionista gerou milhões de empregos em 2008. Desse total, 97% foram destinados às mulheres.
Bom tudo a ver! Pois começamos há um século e hoje continuamos a buscar nossos
direitos como mulher e esse é o setor onde mais estamos crescendo e onde tudo começou!


Homenagem a nós mulheres


Há quem afirme que as pessoas não mudam.
Outros apostam q o amor é capaz de promover grandes transformações.
Há quem realmente nunca mude, especialmente porque não quer mudar
E há quem se deixe transformar por conta dos sentimentos, especialmente porque quer ser transformado.
Nos mulheres fomos à busca da liberdade e conseguimos, pois acreditamos que éramos capazes!
Hoje conquistamos nossos direitos sem deixar de ser mulher, mãe, sem deixar de cuidar da nossa família e de nos mesmas! Fazemos tantas coisas ao mesmo tempo, que nos tornamos mulheres 1001 utilidades e não deixamos nossa essência de lado por isso!
Somos capazes, pois geramos filhos por nove meses e depois cuidamos com todo carinho ate que na sua mocidade ele caminhe sozinho, mas mesmo assim ainda nos preocupamos e hoje temos um companheiro, um amigo um marido... Ou não! Independente disto conquistamos nossos direitos e não nos tornamos amargas, ao contrario hoje somos Mulheres Melhores!
Deus abençoe
Dayane Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha Carreira!

Caros Amigos Leitores,

Meu nome é
Dayane Luna.


Dayane Luna

Comecei a estudar Moda em 2001 na FPA (Faculdade Paulista de Artes). O mundo da Moda sempre me fascinou e dar algumas dicas às pessoas, com relação à melhoria da aparência visual delas sempre foi um prazer para mim. Foi onde descobri minha vocação como Personal Stylist, pois os meus palpites a essas pessoas que me procuravam pela minha fama de bom gosto, tornaram-se famosos.
No conceito dessas pessoas eu sempre acertava em cheio, e o resultado final era sempre uma pessoa bem vestida no contexto geral, mesmo com um corpo não proporcional aos padrões exigidos.
A partir daí então, começou o meu interesse profundo por cursos na área de Moda que estivessem mais relacionados com o trabalho especificamente voltado a "imagem do indivíduo", mas que infelizmente na época ainda não era possível.
Mas como tudo hoje mudou rapidamente devido às exigências do mercado, não demorou muito para surgir então o tão esperado curso dentro da área de Consultoria de Imagem.
Sou formada pela Escola Sigbol de Moda como Personal Stylist, e através da minha vocação natural e do aperfeiçoamento dos meus conhecimentos me encontro atualmente lançando minha própria marca no mercado Dayane Luna.
Para expandir a minha atuação num campo mais amplo como Personal Stylist, sou também Maquiadora Profissional e Designer de Sobrancelhas certificada.
Vocês já podem então contar com uma Profissional da área de Consultoria de Imagem realmente completa!

Um Grande Abraço,

Dayane Luna